sábado, 20 de julho de 2013

Flash e a Relatividade


Sinceramente acho o Flash um dos super heróis mais legais do universo dos desenhos e quadrinhos. Quem nunca pensou em tomar café em Londres antes de ir pra escola? Com a velocidade do Flash você conseguiria. Em algumas HQ’s o Flash pode atingir até mesmo a velocidade da luz. Ou seja ele possui em si a fórmula da eterna juventude. :D

Sério professor?

Sim... Você já vai entender o porquê.

Esquecendo um pouco do consumo de energia, destruição em massa, forças resistivas e impulso que o Flash usaria para entrar em tamanha velocidade, o objetivo desse post é falar um pouco sobre a Relatividade. Mais e mais a física moderna está se consolidando nos vestibulares por aí a fora. E uma das facetas dessa física moderna é a relatividade.

Relatividade é uma teoria que foi publicada por Einstein, e se tornou tão famosa, por quebrar a idéia de espaço e tempo como coisas separadas e distintas. Ele trouxe a noção de Espaço-Tempo. É dividida em duas: Relatividade Geral e a Restrita. A diferença entre as duas basicamente, é que a restrita despreza os efeitos da gravidade no tempo. É, é isso mesmo, a gravidade afeta o tempo, de forma geral, se você mora no 20º andar de um prédio, para você o tempo passa mais rápido do que pra seu vizinho que mora no 1º andar. Claro que essa diferença é desprezível, mas há diferença.

O que eu quero me ater é a algumas conseqüências da relatividade restrita. Saiba que, segundo essa teoria, quanto mais rápido você estiver, mais devagar o tempo passará para você. Além de que, quanto maior a sua velocidade, menor será seu comprimento, na direção que você estiver se movimentando. E ainda, pra acabar de fundir seu cérebro completamente. Sabe aquela famosa fórmula: E = mc2?

(E = Energia, m = Massa e C = Velocidade da luz no vácuo)

Ela relacionada os conceitos de massa e energia, ou seja, você pode transformar uma coisa em outra e vice-versa. Quanto maior for a tua energia, mais massa você terá. É por isso que dizem que é impossível chegarmos na velocidade da luz. Quanto mais você chega perto de 300.000 Km/s (Velocidade aproximada da luz no Vácuo), mais massa você ganha, ficando cada vez mais difícil de acelerá-lo. Ou seja, você teria que ter um fonte de energia infinita para conseguir tal feito. É meu caro, sem querer acabar com a sua infância (para os mais velhos) aquela velha cena do superman voando mais rápido que a velocidade da luz para voltar no tempo e salvar Lois Lane, é impossível.

Maaasssss, falemos do Flash.

O Flash correndo a uma velocidade próxima a da luz, burlando a impossibilidade, algumas coisas interessantes podem ser analisadas. A primeira é que o Flash é um autentico viajante do tempo. Enquanto ele está correndo na velocidade da luz, o tempo para ele para completamente, enquanto para as pessoas da Terra continua normal, ou seja, ele viaja para o futuro a todo o momento que ele corre.

Segundo, correndo a uma velocidade próxima a da luz, a sua massa aumenta cada vez mais, enquanto sua dimensão na direção da velocidade diminuiria cada vez mais. Então, se fosse possível enxergar, o que se veria era um homem com uma massa extraordinária, por exemplo, a massa da Terra 6x1024 kg (Já se imaginou com essa massa? Aí sim c poderia dizer que é super atraente, hehe) e a espessura de um fio de cabelo.     

Além disso essa super velocidade aliado ao ganho de massa, daria a ele um potente super mega blaster soco, fazendo dele um dos super heróis mais poderosos do universo dos quadrinhos. Capaz até de derrotar o Brainiac, conhece? Olha aí embaixo:

Enfim, a coisa fica mais interessante ainda, quando coloca-se em números tudo isso, mas fica para um próximo post, bem como uma explicação mais sucinta sobre a relatividade.

Continua...

3 comentários:

  1. da hora esse blog professor!to esperando a continuação desse post!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse blog, eu também estou esperando a continuação desse post, kkkk

    ResponderExcluir